sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Qual  a posição correta de equilíbrio da Coluna?
A posição correta de equilíbrio da coluna é a que predispõe nosso corpo a uma distribuição normal das pressões e que facilita a nossa movimentação.

. Ao examinarmos uma pessoa de lado (perfil) ela apresentará curvaturas ditas fisiológicas. Ao olharmos uma pessoa com uma postura correta ela deverá quando vista de frente estar com os ombros e a bacia nivelados com o chão, correspondendo à coluna a forma de um eixo retilíneoas (normais) que garantem a boa distribuição de pressão através dos discos intervertebrais. No perfil temos uma lordose cervical (convexidade posterior do pescoço), cifose dorsal (convexidade anterior do dorso), lordose lombar (convexidade anterior da região lombar), e uma cifose sacrococcígea (convexidade anterior da região do sacro e coccis). Quando ocorrer uma alteração na posição da coluna deveremos consultar um especialista para uma orientação mais especifica em relação à coluna vertebral

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Conselhos do Beto

Ao carregarmos pesos devemos destribui-los pelos dois braços.Quando vamos apanhar dois sacos que por ex:, estão no chão devemos baixarmo-nos flectindo as pernas também.
Se andarmos de bicicleta devemos ter em conta o piso. Se for muito irregular devemos levantar o traseiro do selim da bicicleta, para a coluna vertebral não absorver os impactos. A natação é excelente, o caminhar em terreno plano é muito bom, um duche bem quente passando o chuveiro na coluna de alto a baixo é optimo, os banhos de sol no verão  são o máximo!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hérnia discal cervical

Hérnia discal: cervical e lombar

hérnia discal (quiropratica)

A hérnia discal produz-se quando uma parte do disco situado entre vértebra e vértebra desloca-se e pressiona a raiz do nervo que sai da medula espinhal provocando diversas lesões. Isto pode ser devido a traumatismos (quedas, lesões, acidentes...) ou a mudanças  degenerativas da coluna vertebral, entre outros motivos.


Na coluna cervical, os níveis afectados costumam ser as 3 últimas cervicais (C5-C6-C7). Alguns dos sintomas produzidos são: dor, flacidez muscular, diminuição dos reflexos em braços e/ou ombros...dependendo do nível da lesão.

Na coluna lombar, os níveis afectados costumam ser as 2 últimas lombares (L4-L5-S1). Alguns dos sintomas produzidos são: dor, flacidez muscular, diminuição dos reflexos em pernas e/ou pés... dependendo do nível da lesão.

Uma exploração neurológica e uma ressonância magnética ou um TAC ajudarão a confirmar o diagnóstico.
  

Ressonância lombar

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

posturas correctas e incorrectas.



A coluna vertebral saudável. Começamos logo pela postura do dia-a-dia. Devemos andar o mais direito possível, quando nos sentamos devemos estar com a coluna direita e não em posições tortas. Ao carregarmos pesos devemos distribuí-los pelos dois braços. Assim temos um ponto de equilíbrio.
























Postura incorrecta                                  Postura correcta

Quem espera desespera!

Há já um mês que espero por uma consulta de neurocirurgia. Vamos lá ver se não chega a demorar um ano. Dizem algumas pessoas que a saúde está melhor em Portugal.Vamos então pensar  que o Hospital me vai enviar a carta brevemente para lá  ir eu à minha consulta!!   

A minha doença.

Comecei com uma dor nas costas e na perna direita. - Ando não ando? Ando sim senhor, mas com muita dor. O que fazer agora? injectável, comprimidos e muita pomada.Tudo para a inflamação e para as dores. Foram noites sem dormir, já queria morrer desesperado e sem forças. Até que fui melhorando já lá iam quinze dias de sofrimento. Fiz raio X uma TAC e  o resultado dos exames foram: duas hérnias discais acompanhadas de dor no nervo ciático.Por isso o meu interesse em criar este blogue.
Quais são os factores de risco para a dor na coluna vertebral?
  • Obesidade;
  • Distúrbio mecânico/estrutural;
  • Tensão emocional: ansiedade, depressão;
  • Esforços excessivos;
  • Má postura;
  • Idade, sexo, raça;
  • Condições sócio económicas;
  • Actividade profissional.
Quais são as doenças que podem causar dor na coluna vertebral?
  • Traumatismos: comum em tecidos moles (distensão muscular, tendão, ligamentos), fracturas e hérnias discais;
  • Malformações congénitas;
  • Mecânico-posturais: postura viciosa, obesidade, gravidez, encurtamento dos músculos posteriores das pernas;
  • Doenças de partes moles: fibromialgia, dor miofacial;
  • Degenerativas: artrose;
  • Inflamatória não-infecciosa: artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, pelvespondilite anquilosante, artrite psoriática, Síndrome de Reiter e outras;
  • Infecciosa: tuberculose e outras bactérias;
  • Metabólica: osteoporose etc.;
  • Tumores: benignos e malignos;
  • Psicogénica: de ordem emocional. 
Retirado de: http://emedix.uol.com.br/doe/reu009_1f_doencascoluna.php#3 

    sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

    Coluna

    configuração da coluna

    Configuração da Coluna
    A coluna vertebral apresenta quatro faces e no seu interior o canal vertebral ou raquidiano.

    Face anterior
    Esta face é constituída pelos corpos vertebrais e entre eles os discos intervertebrais.

    Face posterior
    Esta face apresenta, indo de dentro para fora: a crista espinhal constituída pelo conjunto das apófises espinhosas e as goteiras vertebrais formadas pelas lâminas vertebrais.

    Faces laterais
    Cada face apresenta, indo de diante para trás: os corpos vertebrais, os pedículos, os buracos de conjugação, as apójises articulares e as apójises transversas.

    Canal vertebral ou raquidiano
    Este canal encontra-se em toda a extensão da coluna vertebral, sendo prismático triangular nas colunas cervical e lombar e cilíndrico na coluna dorsal. Ao nível da coluna sacro-coccígea é prismático triangular, em cima, e está configurado em goteira aberta, para trás, e ladeado pelos cornos do sacro, em baixo.